Logo Prefeitura de Salvador

Natal Salvador: Crianças se encantam com Vila de Natal Sustentável na Pituba

A Prefeitura de Salvador inaugurou, na segunda-feira (11), a Vila de Natal Sustentável, na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba. A estrutura conta com uma iluminação especial, além de árvore de natal, guirlandas, presépio, renas, trenó, varanda do Noel e mobiliários, tudo feito com a reutilização de resíduos.

A noite foi animada pela presença do Papai Noel e pelas apresentações circenses de malabaristas e bambolenista, que, fantasiados, encantaram as crianças com a utilização de pernas de pau, bambolê e a feitura de bolhas de sabão enormes.

A decoração faz parte do Natal Sustentável desenvolvido pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), dentro da programação de Natal da capital baiana, e ficará disponível para visitação até o dia 6 de janeiro. Na próxima sexta (15) e sábado (16), o local receberá mais uma vez o Papai Noel, as Noeletes e a apresentação circense dos malabaristas.

Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, a praça sempre desperta curiosidade, encanto e surpresa nos visitantes. “Percebo que a cada ano as pessoas que vêm prestigiar observam atentamente cada detalhe e ficam admiradas com tudo que é possível ser feito com a união da arte com a sustentabilidade”.

O diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), Ângelo Magalhães, destacou a importância do trabalho feito de mãos dadas, mostrando que a sustentabilidade e o Natal têm tudo a ver. “A Praça Ana Lúcia Magalhães é sempre um destaque do Natal Sustentável da Prefeitura, justamente despertando nas pessoas a necessidade de reciclar e de reutilizar para melhorar cada vez mais a vida do ser humano em todos os sentidos. Nós da Diretoria de Iluminação, ficamos muito felizes em poder participar ao lado da Limpurb, que é uma empresa tão importante para a nossa cidade, que deixa Salvador sempre limpa e sempre bonita tanto para os soteropolitanos como para os visitantes que aqui chegam”, afirmou.

Encantamento – Isabela, de 3 anos, ficou encantada com a decoração da roupa dos malabaristas, com os bambolês e com as bolhas de sabão. Tudo atraía a atenção da pequena: as cores, as acrobacias e também a presença do Papai Noel. A mãe, a nutricionista Tatiana Mota, 38 anos, disse ter achado linda a decoração. “É muito importante essa iniciativa, pois as crianças gostam, ficam encantadas, chama atenção. Aos poucos elas começam a interagir e isso é bem bacana”.

Gustavo, de 1 ano e 4 meses, também se divertiu muito com as bolhas de sabão. Os olhos e o sorriso brilhavam sempre que elas iam ao ar. “Eu achei muito lindo e muito importante essa questão da reutilização e reciclagem dos materiais. A gente tem que prezar pela sustentabilidade e pelo consumo consciente e acho que essa ideia está muito presente na pracinha este ano. É muito bacana e as crianças estão gostando bastante. É um atrativo a mais, ainda mais para a gente que mora aqui pertinho e todos os dias faz esse passeio. Ele adora”, frisou a dentista Júlia Neri, 33 anos, mãe do menino.

Lerissa Rosado, 45 anos, disse ter se emocionado ao ver tudo decorado. “Eu amei e fiquei emocionada quando vi. A gente mora aqui perto e vem sempre. Eu estava contando a minhas filhas que antes de tê-las, eu já vinha aqui e me sentava nos banquinhos. Hoje estou me lembrando disso, porque a tarde está muito agradável”, contou. Já as filhas, Helena, de 8 anos, e Letícia, de 5 anos, aproveitaram a ocasião para tirar foto com o Papai Noel e com os malabaristas.

Amor e paz – A ornamentação da Praça Ana Lúcia Magalhães é assinada por Gilson Cardoso, que conduziu o processo de cada item decorativo. Para a produção da decoração foram utilizados materiais como garrafas pet, papel, lonas, paletes, resto de madeira, isopor, saco de aniagem, pneu, telhas e PVC.

A árvore, mais ao centro da praça, foi produzida com garrafas pet e com garrafas de água sanitária – estas últimas não costumam ser recicladas, devido à adição de algumas substâncias no processo de fabricação. Sendo assim, o material encontrou um meio de reutilização com a decoração natalina.

A Varanda de Noel foi feita com telhas, restos de madeira e garrafas pet. Próximo a ela, uma pequena sala de estar com cadeira feita a partir de pneu, bancos feitos a partir de madeira e estantes e objetos decorativos feitos com madeira, isopor e papel.

“Para o presépio, eu fiz o boi com isopor e papel; o burrinho com resto de isopor, papel, garrafa pet, caixote e resto de madeira; a manjedoura com papel, resto de madeira e também com saco de aniagem; e Maria e José com isopor e resto de tecido”, contou Gilson.

Segundo ele, a decoração do Natal Sustentável este ano levou em consideração a diversidade, o amor e a paz. “É preciso ter paz no coração e amar mais o outro, por isso que a decoração tem muitos corações e também algumas pombas. Eu acho esse trabalho bacana, me sinto muito realizado e quero agradecer à Prefeitura pela oportunidade de mostrar essa decoração e poder ajudar a nossa cidade a ficar mais bonita a partir de materiais reutilizados”, afirmou.

Outras ações – O Natal Sustentável de Salvador conta também conta com um Jardim Natalino no Largo da Mariquita e no Santo Antônio Além do Carmo; com a iluminação de caminhões compactadores, instalação de uma mega árvore na Praça Cairu, no Comércio; e instalação de uma árvore natalina flutuante na Praia da Preguiça.

Construída a partir do reaproveitamento de 27 mil garrafas pet e com 22 metros de altura, a mega árvore natalina será entregue esta semana no Comércio. O monumento também tem assinatura do artista plástico Gilson Cardoso e, no Natal de 2021, foi reconhecido como a Maior Árvore Sustentável do Brasil pelo RankBrasil, sistema brasileiro de homologação de recordes, que atua desde 1999.

Já a árvore de Natal flutuante de seis metros de altura será instalada na Praia da Preguiça na próxima quinta-feira (14) e receberá uma iluminação especial logo após o pôr do sol. O projeto é resultado de uma parceria firmada pelo segundo ano consecutivo entre a Limpurb, a Z6 Náutica, Bahia Marina e com o apoio da Fundação Aleixo Belov, Kirymurê Outrigger e Vegah. Na ocasião, além da presença do Papai Noel, haverá ainda a distribuição de presentes, panetones e lanches para crianças da Gamboa de Baixo.

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content