Logo Prefeitura de Salvador

Composteiras caseiras

As composteiras caseiras, são sistemas utilizados para transformar resíduos orgânicos em adubo ou composto, de forma simples e sustentável, diretamente da sua própria casa ou jardim. Esses sistemas permitem que você recicle os restos de comida, folhas, cascas de frutas, borra de café e outros materiais orgânicos, transformando-os em um produto valioso para a fertilização do solo.

Uma composteira caseira geralmente consiste em um recipiente ou caixa com furos para ventilação. Dentro dessa caixa, os resíduos orgânicos são depositados em camadas, alternando-se materiais úmidos, como restos de comida, com materiais secos, como folhas secas. É importante manter a proporção adequada entre os materiais úmidos e secos para garantir uma boa decomposição.

Além disso, é necessário misturar ou revirar periodicamente o conteúdo da composteira para permitir a circulação de ar e acelerar o processo de decomposição. Ao longo do tempo, os microorganismos presentes nos resíduos irão decompor os materiais orgânicos, transformando-os em composto.

Como fazer

1- Você precisa de: Folhas secas; terra; areia; tesoura; duas garrafas pets; resíduo orgânicos; isqueiro.

2- Corte o topo da PET 1; corte o fundo da PET 2 e faça um furo na tampa; use o isqueiro para tirar as pontas no local de corte; monte as garrafas.

3- Adicione as camadas seguindo a ordem: Areia; terra; resíduos orgânicos. Mais uma camada de terra; folhas secas. Utilize o fundo da PET 2 para fechar sua composteira.

4- Quinzenalmente revolver material da composteira; coloque a data para ir acompanhando pois o processo leva de 30 a 60 dias para finalizar. Por fim, use seu adubo na sua horta ou no seu jardim.  

PARA PASSO A PASSO DA COMPOSTEIRA CASEIRA, COM FACILIDADE, ACESSE O LINK:

https://l1nk.dev/composteiracaseira

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content