Coleta seletiva no Festival Virada Salvador promove sustentabilidade e renda extra para mais de 100 catadores

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), montou em mais uma edição do Festival Virada Salvador uma Central de Cooperativas para coleta seletiva. A estrutura funcionará até o dia 1° de janeiro de 2024, recebendo todos os resíduos recolhidos pelos catadores cooperados.

Ao todo, são 100 catadores contratados e 36 cooperados, além de outros autônomos que contarão com assistência para recolhimento do material na Arena Daniela Mercury. “Os resíduos são catados, coletados e pesados, e os catadores são pagos e remunerados, para depois o material ser reciclado e voltar para a cadeia produtiva. É um trabalho pensado para promover a logística reversa dos materiais”, explica o subsecretário da Secis, Ivan Euler.

A central também faz o registro dos catadores avulsos, assim como todos os cooperados que estão trabalhando na arena, dando a destinação correta das coletas. “Além disso, a Limpurb posicionou caixas de separação, onde existem resíduos secos e úmidos. É muito importante essa ação para que a gente possa fazer a logística reversa de todo o material que está entrando aqui na arena e, também, mostrando a força de trabalho das cooperativas”, completou o presidente do órgão, Omar Gordilho.

Um grupo de 12 cooperativas e associações realiza a atividade sustentável no evento que ocorre na orla da Boca do Rio. Entre os principais recicláveis recolhidos estão latinhas, plásticos e papelão. No final da ação, durante todos os dias pela manhã, a Limpurb disponibiliza caminhões para a retirada de tudo o que foi acumulado na central, incluindo os camarotes.

Genivaldo Ribeiro, diretor da Cooperbari, uma das cooperativas que atuam na central de reciclagem, afirma que o trabalho é importante do ponto de vista social por proporcionar aos trabalhadores a chance de obter uma renda extra.

“São toneladas de resíduos que deixam de ir para o aterro sanitário e que vão para a coleta seletiva. É uma parceria fundamental, porque são 11 cooperativas além da Cooperbari. São mães e pais de família que sabem que depois do Réveillon terão dinheiro garantido para levar para casa”, avaliou.

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS