Caminhões compactadores da Limpurb recebem decoração natalina

Na composição do cenário natalino de Salvador não poderiam faltar os profissionais que prestam um serviço essencial à população, sempre com muita leveza, sorriso no rosto e até passinho de dança. Por isso, agentes de limpeza, coletores e motoristas dos caminhões compactadores da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) participaram, na última quinta-feira (7), da carreata dos oito caminhões de limpeza plotados e decorados com o tema natalino. A ação marcou o início do Natal Sustentável, promovido pela Limpurb dentro da programação de natal da capital baiana.

Os veículos se concentraram no Campo Grande e, de lá, seguiram pela Rua Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro e Rua Chile, até chegarem ao Terreiro de Jesus, onde permaneceram em exposição para o público. Por onde passavam, os caminhões chamavam atenção das pessoas, principalmente o primeiro da carreata, que além da iluminação com pisca-piscas, tinha um grande gorro de Papai Noel cobrindo o teto da cabine.

Segundo Omar Gordilho, presidente da Limpurb, a empresa sempre participa deste período natalino, decorando os caminhões e fazendo o Natal Sustentável, demonstrando a valorização dos profissionais que atuam na limpeza urbana da cidade. “É gratificante ver o carinho da população com os nossos agentes, principalmente nesse momento tão especial. Além disso, estamos com a árvore flutuante na Praia da Preguiça, com a maior árvore do Brasil de material reciclável, que será colocada perto do Mercado Modelo, nesta segunda (11), além da Vila Sustentável na Praça Ana Lúcia Magalhães”, afirmou.

Incentivo – Motorista de caminhão compactador há quatro anos, Valdir Ramos considera que a decoração e a carreata são ótimas ações, pois são uma forma de valorizar a profissão na qual atua e de chamar a atenção da população para o quão importante é o trabalho realizado pelos profissionais de limpeza. “O nosso trabalho é essencial, e essa iniciativa da Prefeitura, por meio da Limpurb, juntamente com os consórcios, valoriza muito a nossa mão de obra e nos incentiva cada vez mais”, disse.

“A gente mantém a cidade limpa, chama a atenção das crianças quando passa e deixa as pessoas mais contentes, valorizando mais o nosso trabalho. As pessoas gostam, ficam felizes quando veem as luzes acesas, chamam Papai Noel. É uma criatividade que tem dado certo”, acrescentou Ediney Pereira, de 31 anos e há oito trabalhando como agente de limpeza.

Conhecido por dançar nos dias celebrativos e também nos intervalos da coleta do lixo domiciliar, Marcos David Silva, 36 anos, considera gratificante o trabalho que faz. “Eu trabalho cuidando da minha cidade, deixando mais limpa e evitando a proliferação de roedores, insetos e doenças, então para mim é muito bom fazer esse trabalho. A questão de dançar é porque a gente gosta de trazer alegria. As crianças gostam quando a gente passa, chamam de amigão, então é muito bom coletar e ao mesmo tempo meter dança”.

Interação – Moradora do Campo Grande, a comunicóloga Gamali Ramos, 25 anos, foi uma das pessoas que foram atraídas pela iluminação e decoração dos veículos. “Eu achei interativo, brilhoso e legal. É a primeira vez que estou vendo e gostei muito. Acredito que incentiva muito o trabalho deles e dá destaque”.

Comerciante da região do Campo Grande, Jutaí Ribeiro, 60 anos, fez questão de tirar foto com os agentes de limpeza e coletores em frente aos caminhões. “Achei muito interessante. Nossa cidade é diferenciada até mesmo com a limpeza”, destacou.

Demais ações – O Natal Sustentável também terá a entrega da premiada mega árvore de natal, transferida para esta segunda-feira (11), a partir das 17h, na Praça Cairu, no Comércio. Construída a partir do reaproveitamento de 27 mil garrafas pet e com 22 metros de altura, a árvore recebe a assinatura do artista plástico Gilson Cardoso e tem o objetivo de demonstrar o que é possível ser feito com a união da arte e da sustentabilidade.

No mesmo dia e horário, está prevista a abertura da Vila de Natal Sustentável, na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba. A estrutura contará com guirlandas, presépio, renas, trenó, varanda do noel, árvores e um Jardim do Amor – novidade para este ano. A ornamentação também é assinada por Gilson Cardoso, que está conduzindo o processo de cada item decorativo através da reutilização de materiais como lonas, paletes, forros de PVC e garrafas pet.

No Largo da Mariquita (Rio Vermelho) e do Santo Antônio Além do Carmo (Centro Antigo), moradores e visitantes poderão conferir ornamentos natalinos como guirlandas, árvores e até mesmo um lindo banco de coração feito de forma cem por cento sustentável.

Outro atrativo do Natal Sustentável da Limpurb será a árvore flutuante de seis metros de altura, que será instalada na Praia da Preguiça, no próximo dia 14, e receberá uma iluminação especial logo após o pôr do sol. O projeto é resultado de uma parceria firmada pelo segundo ano consecutivo entre a Limpurb, a Z6 Náutica, Bahia Marina e apoio da Fundação Aleixo Belov, Kirymurê Outrigger e Vegah. Na ocasião, além da presença do Papai Noel, haverá ainda a distribuição de presentes, panetones e lanches para crianças da Gamboa de Baixo.