Mutirão leva vacina contra gripe a agentes de limpeza

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), realiza um mutirão de vacinação contra uma reclamação até o próximo dia 21. A ação, que acontece na sede da Limpurb e garagens de empresas terceirizadas, das 9h às 16h, tem uma expectativa de imunizar mais de 4,5 mil servidores e agentes de limpeza.

Segundo o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, o mutirão pretende aumentar o número de imunizados na cidade e reduzir o número de casos e internações, decorrentes das infecções dos vírus Influenza A, H1N1, H3N2 e Influenza B.

“A vacina contra a gripe está para todos. O movimento que um Limpurb faz é motivar a população a tomar a imunizante. Com a vacinação é possível reduzir as taxas de ocupação nos leitos dos hospitais. Queremos proteger nossa sociedade e manter o sistema de saúde focado no combate ao coronavírus ”, pontua Gordilho.

A agente de limpeza Marli dos Santos, de 50 anos, destacou-se a importância de estar imunizada contra doenças virais. “É um alívio, por mais cuidado que a gente tenha, a vacina nos traz segurança. Depois de tomar as doses contra um Covid, passou a ter acesso à vacina da gripe. Então está ótimo, com saúde vamos trabalhar ainda mais felizes ”, disse.

Há 23 anos atuando na limpeza da cidade, Josimeire de Oliveira ressaltou a vulnerabilidade dos agentes de limpeza que trabalham nas ruas. “Estamos o tempo todo tendo contato com pessoas e resíduos, que muitas vezes não são descartados de forma correta. Estar imune às doenças nos dá tranquilidade. ”

Já a agente de limpeza, Diana Bispo, de 40 anos, falou sobre a importância da ação nas garagens de empresas terceirizadas. “Nós não temos tempo de ir a postos de saúde, pegar fila. A vida é corrida, e poder se vacinar no ambiente de trabalho é muito bom ”, disse.