Logo Prefeitura de Salvador

Núcleo de Educação Ambiental

Conceito – Esta atividade consiste na construção continuada de novas atitudes, valores e conhecimento socioambientais voltados para a sustentabilidade e a política dos 3 R´s – Reduzir a geração de resíduos, Reutilizar os materiais e, finalmente, Reciclar.

Com a adoção da metodologia denominada “Cidade Limpa” para o gerenciamento dos resíduos sólidos, é previsto como premissa básica a “Educação Sanitária e Ambiental” continuada, além de atividades de mobilização social, de forma a divulgar, esclarecer e orientar a população nas boas práticas ambientais, incluindo o consumo consciente, o reaproveitamento dos materiais e a coleta seletiva com responsabilidade socioambiental. Para a execução deste serviço, o poder público e as empresas terceirizadas utilizam alternativas formais como palestras, campanhas, panfletagens, oficinas temáticas, visitas monitoradas, além de atividades lúdicas e recreativas relacionadas com as práticas de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Planejamento – A Limpurb elaborou um plano de atuação visando divulgar, esclarecer e orientar a população nas questões relativas ao manejo dos resíduos sólidos, bem como às questões identificadas nas ruas no trato dos resíduos sólidos. Esta atividade utiliza como ferramentas educativas, palestras informativas e esclarecedoras, campanhas, oficinas temáticas, peça de teatro e panfletagens. Este material se apoia em dados, informações e demandas de cada Núcleo de Limpeza, decorrente da postura dos cidadãos e o número de pedidos e reclamações de cada área.

Como a Limpurb está atuando?

Em constituição, a atividade de Educação Ambiental é realizada por uma equipe de trabalho composta por técnico e agentes ambientais, além de veiculo para transporte de pessoal. O serviço ocorre de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.  

Além da equipe da Limpurb, as empresas terceirizadas também disponibilizam equipes de Educação Ambiental com projetos e atividades específicas para escolas públicas e particulares, comunidades habitacionais e empresas e/ou empreendimentos que solicitem a participação do poder público na orientação e sensibilização das pessoas. As atividades informativas podem ocorrer de forma pontual como em abordagem de porta em porta.

No ano de 2020 e no ano vigente, o Núcleo de Educação Ambiental encontra-se suspenso devido à pandemia.

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content