Logo Prefeitura de Salvador

Serviços Especiais

Conceito – São denominados como “Serviços Especiais ou Serviços Complementares” todas as atividades de limpeza urbana, de natureza essencial, que valorizam e complementam os serviços de coleta e varrição.

São considerados serviços especiais:

· Capina e roçagem de áreas verdes;

· Gancheamento de resíduos e retirada de entulho;

· Raspagem de terra acumulada nas vias;

· Retirada de faixas e limpeza de postes;

· Pintura de meio-fio;

· Coleta de animais mortos em vias e logradouros públicos;

· Coleta de resíduos volumosos e inservíveis;

· Limpeza em eventos e festas municipais, abertos ao público.

Capina e roçagem – São as atividades que se constituem na remoção total (capina) ou parcial (roçagem) de ervas daninhas e vegetação indesejáveis nas áreas verdes, resultando em um aspecto regular e uniforme da vegetação.

A capina pode ser química, com uso de herbicidas para o controle da vegetação indesejável, ou manual, utilizando como ferramentas a enxada, forcado e pá quadrada. No caso da capina manual, a produtividade média é de 80m² a 100m² por agente dia. A roçagem pode ser manual com uso de foice e enxada ou mecânica com uso de roçadeiras acopladas a tratores ou roçadeiras portáteis (costal). O rendimento médio das roçadeiras costais é de 800m² por máquina dia.

Gancheamento –  Atividade que retira de forma eficiente e segura os resíduos sólidos de áreas de encosta e em vias sem pavimentação, juntando em montes para posterior remoção. No gancheamento de encostas, para segurança da ação, é preciso que o agente de limpeza utilize cinto, corda e gancho de segurança.

Pintura de guias e/ou Meio-fios –  Para valorizar as vias e logradouros públicos, além de dar maior segurança à circulação dos veículos, é feita a pintura das guias de meio-fio utilizando a técnica de pintar uma peça e deixar outra peça sem pintura, evitando a monotonia do processo. Na pintura de meio-fio é aplicada uma calda de cal hidratada e aditivo fixador. A produtividade média dessa atividade é de 80 a 120 metros/agente/dia.

Planejamento – O plano de execução destes serviços se baseia no cadastro das áreas brutas e urbanizadas da cidade e na definição de programação sistemática a ser realizada com a periodicidade media de 90 a 120 dias. Em se tratando da pintura de guias, a frequência é semestral e deve ser aplicada durante o verão.

Como a Limpurb está atuando?

Na execução desses serviços especiais a Limpurb utiliza equipes compostas por 1 motorista, 20 agentes de limpeza e 1 encarregado, Cinco desses agentes de limpeza utilizam roçadeiras, num total de 16 equipes. Cada uma delas utiliza como ferramentas carro de mão, pá, sacho, forcado, enxada, foice, trinchão, “big bag”, vassoura, cone, cal, água, bombonas, facão, garfo, picareta e roçadeira. Cada equipe dispõe de um caminhão com habitáculo para o deslocamento da equipe. Na pintura de meio-fio, utiliza-se a técnica de pintara contínua.

Os serviços são realizados de 2ª feira a sábado, no período diurno, e obedecem a uma programação preestabelecida. Dispõe-se também de uma equipe para execução de serviços no período noturno, que visa atuar na remoção de produções ou em situações de emergência. 

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content