Conceito - esta atividade consiste na construção continuada de novas atitudes, valores e conhecimento socioambientais voltados para a sustentabilidade e a Política dos 3 R´s – Reduzir a geração de resíduos, Reutilizar os materiais e finalmente Reciclar.

Com a adoção da metodologia denominada “Cidade Limpa” para o gerenciamento dos resíduos sólidos, é previsto como premissa básica a “Educação Sanitária e Ambiental continuada além de atividades de Mobilização Social” de forma a divulgar esclarecer e orientar a população nas boas práticas ambientais, incluindo a Consumo Consciente, o Reaproveitamento dos Materiais e Coleta Seletiva com responsabilidade socioambiental. Para a execução deste serviço o Poder Publico e as empresas terceirizadas, utilizam alternativas formais como palestras, campanhas, atividade de panfletagens, oficinas temáticas, visitas monitoradas além de atividades lúdicas e recreativas, relacionadas com as práticas de  limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Planejamento - a LIMPURB elaborou um Plano de Atuação visando divulgar, esclarecer e orientar a população nas questões relativas ao manejo dos resíduos sólidos, bem como as questões identificadas nas ruas no trato dos resíduos sólidos. Esta atividade utiliza como Ferramentas educativas, Palestras informativas e esclarecedoras, Campanhas, Oficinas Temáticas, Peça de Teatro e Panfletagens. Este material se apoia em dados, informações e demandas de cada Núcleo de Limpeza, decorrente da postura dos cidadãos e o número de pedidos e reclamações de cada área.

Como a LIMPURB está atuando?

A atividade de Educação Ambiental é realizada por equipe de trabalho composta por Técnico e Agentes  Ambientais, além de veiculo para transporte de pessoal. O serviço ocorre desde segunda-feira a sexta-feira das 08:00hrs às 12:00hrs e das 14:00hrs às 18:00hrs.  

Além da equipe da LIMPURB, as empresas terceirizadas também disponibilizam equipes de Educação Ambiental com projetos e atividades específicas para escolas tanto públicas como particulares, comunidades habitacionais e empresas e/ou empreendimentos que solicite a participação do Poder Público na orientação e sensibilização das pessoas, estas atividades informativas podem ocorrer tanto de forma pontual como em abordagem porta a porta.