Logo Prefeitura de Salvador

Limpeza de Praias

Conceito – Esta atividade consiste na limpeza manual da faixa de areia com uso de ancinhos, forcado de 10 dentes, vassouras metálicas e contêineres ou carro de mão para transporte da produção. Nos trechos de praia em que a faixa de areia é larga pode-se utilizar equipamentos mecânicos que revolvem a areia a uma profundidade de 20 cm, conduzindo a areia a uma peneira vibratória retendo os detritos e devolvendo a areia à praia. Na remoção da produção pode-se utilizar mine trator agrícola com carreta.  

Para manter as praias limpas deve-se distribuir recipientes na areia e nas calçadas para acondicionar os resíduos gerados pelos banhistas. É parte integrante do serviço de limpeza o esvaziamento dos cestos distribuídos por toda a extensão das praias e calçadões.

Planejamento – O plano de execução é elaborado em função da quilometragem e extensão da faixa de areia utilizada pelo banhista, além do conhecimento e das características especificas de cada trecho.

Como a Limpurb está atuando?

O serviço de limpeza de praia é fundamental na cidade de Salvador, que dispõe de aproximadamente 25 km de extensão de praias, considerando as orlas do Oceano Atlântico até a Baía de Todos os Santos . A orla do Atlântico compreende o trecho da Barra até a Praia do Flamengo. E a orla da Baía de Todos os Santos vai da praia da Ribeira a São Tomé de Paripe, além das ilhas dos Frades (Paramana, Bom Jesus, Ponta de Nossa Senhora) e de Maré.

A atividade é realizada com frequência diária, no período diurno, sendo intensificada aos sábados e dias de feriados. No período de verão, o serviço também é realizado à noite, devido ao acentuado aumento dos banhistas, turistas e atletas.

Na operação dos serviços, o litoral foi dividido por faixas de praia com a atuação de equipes constituídas por seis agentes de limpeza, totalizando 120 profissionais. Nas praias da Ribeira, Barra, Pituba até Stella Mares a limpeza também é mecanizada com uso de cinco tratores com reboque e duas limpadoras mecânicas.  A seguir encontram-se listados todos os trechos onde o serviço é executado com definição pelos Núcleos de Limpeza. 

NLPRAIAS
01Gamboa
02Boa Viagem
Ribeira
06Porto da Barra
Farol da Barra
Ondina
07Rio Vermelho
Amaralina
08Pituba
09Jardim De Alá
Boca Do Rio
Armação
10Piatã
Jaguaribe
Placaford
Stella Maris
17Lobato
Escada
Itacaranha
Periperi
Paripe
São Tomé de Paripe
© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content