Conceito - São denominados como “Serviços Especiais ou Serviços Complementares”, todas  as atividades de limpeza urbana, de natureza essencial, que  valoriza e complementa os serviços de coleta e varrição. São considerados serviços especiais:

·         Capina e roçagem de áreas verdes.

·         Gancheamento de resíduos e retirada do entulho.

·         Raspagem de terra acumulada nas vias.

·         Retirada de faixas e limpeza de postes;

·         Pintura de meio-fio.

·         Coleta de animais mortos em vias e logradouros públicos.

·         Coleta de resíduos volumosos e inservíveis.

·         Limpeza em eventos e festas Municipais, abertos ao público.

Capina e roçagem - é a atividade que se constitui na remoção total (capina) ou parcial (roçagem) de ervas daninhas e vegetação indesejáveis nas áreas verdes, resultando em um aspecto regular e uniforme da vegetação.

A capina pode ser química, com uso de herbicidas para o controle da vegetação indesejável, ou manual, utilizando como ferramentas a enxada, forcado e pá quadrada. No caso da capina manual a produtividade média é de 80m² a 100m² por agente dia. A roçagem pode ser manual com uso de foice e enxada, ou mecânica com uso de roçadeiras acopladas a tratores ou roçadeiras portáteis (costal). O rendimento médio das roçadeiras costais é de 800m² por máquina dia.

Gancheamento -  atividade que retira de forma eficiente e segura os resíduos sólidos de áreas de encosta e em vias sem pavimentação, juntando em montes para posterior remoção.  No gancheamento de encostas, para segurança da ação é preciso que o agente de limpeza, utilize cinto, corda e gancho de segurança.

Pintura de Guias e/ou Meio-Fios -  para valorizar as vias e logradouros públicos além de dar maior segurança à circulação dos veículos faz-se a pintura das guias de meio fio utilizando a técnica de se pintar uma peça de meio fio e deixar outra peça sem pintura, evitando a monotonia do processo. Na pintura de meio - fio se aplica uma calda de cal hidratada e aditivo fixador. A produtividade média dessa atividade é de 80 a 120metros/agente/dia.

Planejamento - O plano de execução destes serviços se baseia no cadastro das áreas brutas e urbanizadas da cidade e na definição de programação sistemática a ser realizada com a periodicidade media de 90 à 120 dias. Em se tratando da pintura de guias, a frequência é semestral e deve ser aplicada durante o verão.

Como a LIMPURB está atuando?

Na execução desses serviços especiais a LIMPURB utiliza equipes compostas por: 1 motorista, 20 agentes de limpeza e 1 encarregado, sendo que 5 agentes de limpeza utilizam roçadeiras, totalizando 16 equipes. Cada equipe utiliza como ferramentas: carro de mão, pá, sacho, forcado, enxada, foice, trinchão, “big bag”, vassoura, cone, cal, água, bombonas, facão, garfo, picareta, roçadeira. Cada equipe dispõe de um caminhão com habitáculo para o deslocamento da equipe. Na pintura de meio fio, utiliza-se a técnica de pintara contínua.

Os serviços são realizados de 2ª feira a sábado, no período diurno, obedecem a programação preestabelecida. Dispõe- se também de uma equipe para execução de serviços no período noturno que visa atuar na remoção de produções ou em situações de emergência.