01.02.2017

1,2 toneladas de lixo nas praias de Salvador neste verão

Prefeitura reforça equipes de limpeza e de ordenamento em faixa litorânea da capital baiana e nas ilhas

No verão, as praias de Salvador tornam-se destino certo para centenas de pessoas. Consequentemente, é nesse período que a Orla mais sofre com a sujeira, poluição, com o comércio ilegal e os sons excessivos dos famosos "paredões", o que demanda mais atenção dos órgãos municipais, que atuam de forma conjunta.

Desde o dia 21 de dezembro, a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) já retirou 1,2 mil toneladas de lixo das praias da capital baiana. No verão passado, foram coletadas 2,9 mil toneladas de resíduos sólidos. As praias onde costumam ser retiradas mais sujeiras, segundo o órgão, são o Porto e o Farol da Barra, Piatã, Itapuã, Ribeira, Boa Viagem, Canta Galo, São Tomé e Tubarão. Ao todo, 135 agentes trabalham no gerenciamento do serviço de limpeza de praias, que se estendem por, aproximadamente, 25 quilômetros de extensão, o que inclui as ilhas de Salvador.

A limpeza é feita diariamente. Na estação mais quente do ano, é feita também à noite e reforçada nos finais de semana, devido ao aumento considerável de visitantes. Nas praias da Ribeira, Barra, Pituba até Stella Mares limpadoras mecânicas, mini-tratores agrícolas e carretas-reboque também são utilizadas para a coleta dos resíduos sólidos.

O presidente da Limpurb, Kaio Moraes, recomenda aos frequentadores que, se estiverem levando o alimento de casa, também se preocupem com o descarte correto dos resíduos. “O ideal é levar uma sacola plástica para armazenar os resíduos e, em seguida, descartá-los em casa ou na saída, em uma das lixeiras disponíveis na Orla. Já o visitante que consome na praia deve fazer o descarte no local onde comprou o produto”. Ele lembra ainda que a sujeira pode ser levada pela maré e poluir o mar, além de permanecer na areia e oferecer riscos aos próprios frequentadores.