0
0
0
s2sdefault
19.05.2022

Limpurb implanta novas papeleiras na região de Pernambués

Criado: 07 Fevereiro 2022

Com o objetivo de ajudar na limpeza da cidade, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) permanece com a operação para colocação de novas papeleiras em diversos pontos do município. Na manhã desta segunda-feira (7), os agentes estiveram no bairro de Pernambués, onde novos equipamentos foram instalados na Rua Thomaz Gonzaga e na área externa do Centro Social Urbano da localidade. Somente em 2021, foram instaladas 621 papeleiras na cidade.

As papeleiras, como são conhecidos os recipientes azuis de menor tamanho, têm a finalidade de acondicionar os resíduos gerados por pessoas que transitam pelas vias da cidade. Elas são instaladas, principalmente, em locais que apresentam uma grande circulação de pedestres, tais como pontos de ônibus, calçadas, praças e avenidas.

Os equipamentos são destinados a receber resíduos de pequeno porte, como embalagens plásticas, papel, garrafa pet e latas. Além de contribuir para uma cidade mais limpa, o equipamento também auxilia na preservação ambiental, já que, ao descartar o lixo nas papeleiras, o cidadão evita situações como o entupimento de bocas de lobo e sobrecarga da rede pluvial, causando transtornos em época de fortes chuvas.

Vendedor de lanches no CSU de Pernambués há mais de dez anos, o morador de Tancredo Neves, Antônio Gomes, elogiou o trabalho da Limpurb e a colocação dos novos equipamentos na área. “Todo dia eu venho vender aqui, e é uma coisa boa colocar as papeleiras aqui. Para mim, que sou vendedor, ter o equipamento perto é bom para não jogar nada no chão, deixar tudo sempre limpo”.

Vandalismo – Do total de papeleiras instaladas no ano passado, 322 foram repostas por motivos de furto, depredação e desgaste natural. Os bairros com maior incidência de reposição foram Rio Vermelho (92), Barra (67) e Paripe (61).

Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, as ações de vandalismo e furto prejudicam a população. “Esses equipamentos passam por constantes manutenções e estamos sempre atentos para realizar a instalação de novos ou repor aqueles que infelizmente foram alvos de vândalos”.

Caso o cidadão presencie qualquer ação de vandalismo, a denúncia pode ser feita através do Fala Salvador, no número 156 ou pelo site www.falasalvador.ba.gov.br .