0
0
0
s2sdefault
20.09.2021

Dia Mundial da Limpeza é marcado por ações em praias de Salvador

 

Fotos: Otávio dos Santos/Secom

 

O Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day) é marcado por uma série de atividades em Salvador, realizadas neste sábado (18), com a participação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). As iniciativas promoveram, durante a manhã, ações educativas e voluntárias em praias da cidade, que envolveram desde distribuição de sacolas biodegradáveis e limpeza na faixa de areia e calçadão, até recebimento de materiais para reciclagem.

 

No Jardim de Alah, colaboradores e agentes de limpeza conscientizaram os banhistas e passantes sobre a importância do descarte correto e de evitar o descarte de lixo na areia das praias. Além disso, foram entregues adesivos e sacolas de lixo para carros, e o mascote da Limpurb encantou o público, que aproveitou para conversar e tirar fotos.

 

Também no local, foi montado um posto para entrega de resíduos, como embalagens plásticas, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, metais e vidro, no sistema drive-thru, montado na Avenida Otávio Mangabeira, em frente ao Jardim dos Namorados. A ação acontece até o próximo dia 24, das 8h às 20h, dentro da 2° edição do “Braskem Recicla: tudo se transforma, nada se desperdiça”, com apoio da Prefeitura.

 

A vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, esteve presente na ocasião e avaliou a iniciativa como essencial, principalmente para conscientizar a população. “A gente está fazendo a ação de uma forma integrada com Limpurb, Secis e sociedade civil, trabalhando toda a questão da sustentabilidade de uma cidade mais limpa, que respeita o meio ambiente e os moradores. É uma iniciativa que envolve muitas pessoas e vai destacando a conscientização e a cultura de respeito ao meio ambiente”, declarou.

 

Papeleiras – Também dentro da programação, está sendo feita a troca dos chamados kits praia (compostos por lixeiras) e instalação de 200 papeleiras em toda a extensão da orla do município. Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, essas ações de impactos têm como objetivo fazer com que a população reflita e colabore cada vez mais com a limpeza da cidade.

 

“É preciso que a população se conscientize que o lixo produzido por cada um é de responsabilidade própria. As praias voltaram, então pedimos a cada um que vem à praia que guarde seu resíduo e, quando for embora, procure as caixas coletoras”, recomendou o gestor.

 

A contadora e coach Rose Rosendo aproveitou a manhã de sol para caminhar, e parabenizou a administração municipal pela atividade. “Essa iniciativa é fundamental para a sociedade e este é um dia importante. Aqui, no inverno, é possível ver quanto lixo retorna do mar, então temos essa necessidade de cuidar do meio ambiente, das praias, porque é um patrimônio da humanidade”.

 

Boa Viagem – A praia de Boa Viagem recebeu a Parada Sustentável, uma ação da Prefeitura em conjunto com os projetos Ocean Care BR, Green Ideas e o Instituto Limpa Brasil. No local, chamaram a atenção dos cidadãos uma “onda” de garrafa pet e um peixe coletor, que, além de arrecadar garrafas pet que serão reutilizadas para a confecção da decoração de Natal, terá o objetivo de orientar os visitantes sobre os danos que o descarte de plásticos causa nos oceanos.

 

O presidente da Limpurb ressaltou que a Boa Viagem é um dos locais que recebe grande descarte de resíduos, especialmente nos finais de semana, e isso afeta a rede de drenagem da localidade. “Nada melhor do que, no dia de hoje, buscar esse apoio da população para que descarte de forma regular, e busque trazer um meio ambiente melhor para a nossa cidade”.

 

Moradora da Boa Viagem, a auxiliar de serviços gerais Érica Castro esteve na praia para curtir o sábado de sol e também elogiou o trabalho dos agentes, que constantemente promoviam a varrição da área. “É uma ação interessante para que a população se sinta incentivada a preservar o meio ambiente”.

 

Há um mês atuando como agente de limpeza na localidade, Lucas Sales se considera um privilegiado por ter a responsabilidade de cuidar da cidade. “É sempre bom estar cuidando do meio ambiente, e as pessoas têm que se conscientizar que a praia é um meio nosso, é o futuro dos nossos filhos, então temos que conservar”.

 

 

 

A responsável pelo projeto Ocean Care, Margarete Barbosa, considerou que é a atitude que faz a diferença, sendo assim, é importante “tocar no coração das pessoas”, mobilizando os cidadãos neste momento de crise ambiental e climática sofrido pelo planeta. “Nós podemos mudar o mundo e isso começa com um gesto simples, tornando a vida mais sustentável. Com menos, podemos fazer muito”, pontuou.

 

Demais ações – Na praia do Porto da Barra, a atividade denominada “Praia Massa é Praia Limpa” ocorreu na área do Parque Marinho da Barra, entre o Forte Santa Maria e o Farol da Barra, com uma grande ação de limpeza na faixa de areia. “O dia traz uma reflexão fundamental quando a gente vê o mundo se movimentando pela preocupação com o meio ambiente, com o descarte incorreto do lixo. Não se trata de um mutirão pontual, mas do exercício da cidadania”, assinalou a titular da Secis, Edna França.

 

O Dia Mundial da Limpeza também alcançou as praias de Itapuã (Farol), São Tomé de Paripe e Tubarão.