Pontos Verdes

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), como forma de amenizar os impactos negativos do descarte irregular do lixo, por parte de população, criou o projeto “Pontos Verdes”.

A iniciativa consiste em revitalizar locais utilizados de forma irregular para o descarte de resíduos, transformando-os em pequenos jardins que passam a ser cuidados pela própria comunidade.

Como o espaço é escolhido?

- A Limpurb analisa a recorrência do descarte irregular em toda a cidade;

- É feito um mapeamento com os principais locais irregulares;

- Escolhe-se um ponto para revitalizá-lo;

- A empresa faz a limpeza do local com sua equipe e uso de outros equipamentos (caso necessário).

- E instalado caqueiras de pneus com mudas de plantas, e placas de sinalização educando a população a fazer o descarte correto.

Nos respectivos primeiros semestres dos anos de 2016 a 2020, foram instalados 116 pontos verdes. Em 2021, somente no primeiro semestre, foram instaladas 100 unidades de Pontos Verdes em mais de 45 bairros de Salvador.