09.06.2021

Prefeitura entrega composteiras caseiras e horta a restaurantes nas ilhas

A Prefeitura, através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), entregou, na manhã desta terça-feira (8), composteiras caseiras para restaurantes comer em Ilha de Maré e Bom Jesus dos Passos. A ação faz parte da campanha “Repense, Reambiente-se”, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Além das composteiras, o projeto "Fruto Sustentável" também doou hortas para que o adubo gerado seja utilizado no cultivo das hortaliças dos próprios resultados. No total, os quatro restaurantes foram contemplados com a iniciativa.

Cada composteira acompanha um guia com orientações de manuseio do equipamento e informações sobre o processo de compostagem. Além disso, uma equipe de profissionais realizará visitas técnicas periódicas dando o suporte necessário aos usuários da ação.

“Além de reduzir a quantidade de resíduos descartados, uma iniciativa tem o intuito de sensibilizar e mostrar à população que é possível criar alternativas para o reaproveitamento de resíduos de forma mais sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Girlandia Silva, de 49 anos, uma das proprietárias dos restaurantes que recebeu a composteira, destacou-se que o projeto é muito importante para trabalhar com a educação ambiental da sociedade. “É muito gratificante receber uma horta sustentável em nosso ambiente pois ajuda os demais a abraçarem essa causa”, disse.

Importância - Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem o intuito de chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, é possível destacar o descarte correto de lixo, a falta de coleta de seleção e de projetos de reciclagem, além do consumo exagerado de recursos naturais e o desmatamento.