0
0
0
s2sdefault
18.10.2019

Prefeitura retira 90 toneladas de óleo das praias de Salvador até esta sexta (18)

Após oito dias da chegada das manchas de petróleo em Salvador, a Prefeitura, através da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), já retirou 90 toneladas e 940 quilos desse resíduo das praias da capital baiana. A quantidade de óleo que foi recolhida hoje na faixa de areia é bem inferior em comparação aos últimos dois dias: 10 toneladas e 820 quilos. 

 

De quinta-feira (10) até a última terça (15), havia chegado apenas 37 quilosde óleo na costa soteropolitana. As manchas atingiram as praias de Salvador com maior força há dois dias, quando juntos contabilizam um total de 80 toneladas e 120 quilos. 

 

Hoje, foram retirados vestígios e manchas em Pedra do Sal (Itapuã), Stella Maris, Praia do Flamengo (Pipa), Boca do Rio (atrás do Centro de Convenções), Ondina e Rio Vermelho. Não houve registro de presença do óleo nas praias do Subúrbio e Ilhas de Salvador. 

 

Vistoria - Na manhã de hoje, o prefeito ACM Neto vistoriou a praia Pedra do Sal, uma das mais atingidas pelas manchas e onde persiste o trabalho final de limpeza nas pedras. Acompanhou o prefeito o presidente da Limpurb, Marcus Passos, bem como os secretários Luiz Carreira (Casa Civil), André Fraga (Sustentabilidade) e Sérgio Guanabara (Urbanismo). 

 

“O trabalho aqui na Pedra do Sal está sendo feito manualmente. No entanto, já solicitei à nossa equipe técnica que avalie a possibilidade de trazer jatos para acelerar a limpeza, isso, claro, com muito cuidado para não haver danos ambientais. Caso seja preciso adquirir equipamentos em caráter emergencial, vamos autorizar as empresas de limpeza urbana que prestam serviços no município que adquiram os equipamentos, que a Prefeitura vai arcar com o ônus necessário para garantir a ação”, destacou o prefeito.

 

Equipes - Para este fim de semana, a Limpurb continua com o efetivo reforçado de 405 agentes de limpeza, 16 caminhões e três tratores de prontidão dia e noite. 

 

No total, as praias atingidas foram as da Pituba, Jardim dos Namorados, Jardim de Alah, Boca do Rio, Stella Maris, Praia do Flamengo, Ipitanga, Piatã, Itapuã, Placarford, Amaralina, Ondina, Rio Vermelho, Cristo e Farol da Barra.

 

A Prefeitura orienta à população para não manter contato com o material. As pessoas que visualizarem a presença de óleo podem acionar a Prefeitura através do Fala Salvador, no número 156.

 

        

 

0
0
0
s2sdefault