0
0
0
s2sdefault
08.06.2018

LIMPURB transforma ponto de descarte de lixo em área verde em Itapuã

E para encerrar o ciclo de atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente, na tarde desta sexta-feira, (08), a LIMPURB realizou a transformação de um antigo ponto de descarte irregular de lixo em uma área verde, na localidade da Ladeira do Mirante, em Itapuã. Foram doadas cerca de 150 mudas de plantas de diferentes espécies para ornamentar o espaço.

 O local, que fica próximo à Creche e Pré-Escola Malê Debalê, estava trazendo transtornos para os alunos e professores.  Além do mau cheiro, o acúmulo de lixo contribuía para a proliferação de animais peçonhentos que colocava em risco a saúde das crianças e de toda a comunidade. Victor Almeida, de apenas cinco anos, contou que os insetos incomodavam muito na hora do lanche e da soneca. “Agora está tudo muito bonito, com muitas plantas e não tem mais moscas”, comemorou.

Ariane Coelho, secretária da Creche primeiro passo Male de Balê disse que essa mudança certamente vai conscientizar a população. “Além de proporcionar uma maior qualidade de vida, estamos avaliando a possibilidade de aproveitar bem esse espaço e fazer um cantinho da leitura para que todos na comunidade possam aproveitar”, comentou. A vice-diretora do turno da tarde, Daniela Prates, mencionou que um trabalho de conscientização ambiental já vem sendo desenvolvido na creche e que as crianças já entendem a importância de fazer o descarte correto do lixo.

 Para os envolvidos na  revitalização do local esse tipo de atividade realmente é capaz de fazer a diferença na comunidade. Evandro dos Santos, agente de serviços especiais, disse que já participou de diversas ações como essa. “É muito bom poder cooperar. Assim como temos o cuidado com a nossa casa, é importante também zelar pelo meio ambiente que é a casa de todos”, afirmou.

Essa ação despertou a curiosidade de muitos moradores do local que ficaram surpresos com a mudança.  Dona Raimunda Fernandes, de 53 anos, gostou muito da proposta e prometeu que vai alertar os vizinhos de que é preciso respeitar o horário da coleta. “Vai melhorar bastante aqui. Estou achando tudo maravilhoso! Tenho certeza que quando as pessoas observarem que está tudo bonitinho não vão mais jogar o lixo na rua”, declarou.

 O presidente da LIMPURB, Leonardo Oliveira, afirma que essa é uma das soluções que mais tem gerado uma mudança de comportamento com relação ao descarte indevido de  lixo nas comunidades. “Mais que melhorar as condições de higiene e saúde, essas revitalizações são capazes de fazer despertar uma consciência ambiental, fazendo com que todos se sintam responsáveis pela manutenção desses espaços”, destacou.

 Depois de inaugurado o local, as crianças e professores saíram em uma caminhada pelas ruas do bairro distribuindo panfletos informativos para alertar aos moradores sobre necessidade de respeitar o horário da coleta evitando o acúmulo de lixo. 

 

0
0
0
s2sdefault