A Prefeitura Municipal do Salvador encaminhou 33 jovens com idade entre 14 a 22 anos para atuarem como auxiliares administrativos na Empresa de Limpeza Urbana – Limpurb. O projeto é uma parceria firmada por meio da Secretaria Municipal de gestão (Semge) e da ONG Parque Social.

Os selecionados fazem parte do Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor que tem como objetivo formar jovens de comunidades carentes do município para a o mercado de trabalho. Para participar do programa, os adolescentes passaram por aulas de capacitação que começaram no dia 6 de fevereiro, na própria sede da ONG, no Parque Social.

Para Nira Carmel, assistente social da Limpurb, essa oportunidade é uma troca de experiências e inclusão entre os profissionais da empresa e os jovens. “Primeiro eles recebem um treinamento teórico incluindo aulas de língua portuguesa, segurança do trabalho, informática e outras disciplinas que estão ligadas as funções do projeto. Quando começam, são liberados todas as quartas-feiras para continuarem sendo profissionalizados no Parque Social.”, ressalta.

Ao Jovem Aprendiz, é garantida uma bolsa auxílio no valor de meio salário mínimo, além de ter a carteira assinada pelo contrato de trabalho por tempo determinado e jornada de vinte horas semanais, podendo conciliar com os horários da escola ou faculdade.